Bombeiros Voluntários de Favaios Inauguraram Quartel
Após as saudações prestadas pela parada aos representantes políticos, religiosos, militares e civis presentes, seguiu-se o descerramento da placa comemorativa da inauguração e uma visita às instalações.
O primeiro orador, o Presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Favaios, João Augusto Rocha, frisou a satisfação pela conclusão da obra que certamente trará um novo impulso, dedicação e empenho de todos os elementos da corporação no desenvolvimento das suas atividades.
Também o Presidente da AHBVF, Prof. César Barros, afirmou que as gentes daquela localidade, e sobretudo, os Bombeiros, se podem sentir orgulhosos de terem agora condições para servirem as populações.
Agradeceu a contribuição de todos na concretização deste projeto, destacando o empenho da Câmara Municipal, tanto a nível técnico como financeiro, relembrando que a autarquia já contribuiu com 75% da verba de 100.000,00€ prometida.
O Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Vila Real, Dr. Fernando Queiroga, salientou que a obra não apresenta luxos desnecessários, mas que está apetrechada de todos os elementos essenciais para que a corporação de Favaios possa socorrer as populações de forma ainda mais eficaz.
Disse ainda que as corporações do distrito de Vila Real estão a recuperar algum tempo perdido, com melhorias a nível de instalações e de condições de trabalho, o que permitirá certamente atrair mais pessoas para o voluntariado.
O Dr. Jaime Marta Soares, Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, elogiou a arquitetura simples mas funcional do novo quartel, o que permitirá aos bombeiros manter o espírito de sacrifício e de solidariedade que os caracterizam.
Frisou ainda no seu discurso o bom encaminhamento dos trabalhos realizados com o Ministério da Administração Interna, salientando contudo, que ainda há muito a discutir. Contudo congratulou-se com o acerto entre as partes na questão do IRS nas subvenções recebidas pelos Voluntários, no pagamento de propinas e do Fundo de Apoio Social ao Bombeiro.
O Presidente da Câmara Municipal de Alijó, Dr. Artur Cascarejo, começou por afirmar que se tratava de um dia de grande alegria, pois foi inaugurada uma obra que é uma referência não só no concelho de Alijó, mas em toda a região e que certamente ajudará os Bombeiros de Favaios a melhor cumprirem a sua missão.
Referiu ainda que o realizar desta obra só foi possível graças à união de esforços entre o governo central, a autarquia, bombeiros e beneméritos que contribuíram incansavelmente tanto a nível pessoal como monetário. Disse ainda que está orgulhoso com os técnicos da Câmara Municipal que acompanharam a obra e com as empresas que a executaram, pois esta não sofreu qualquer derrapagem orçamental e já se encontra totalmente paga.
Terminou apelando ao Sr. Ministro que desenvolva esforços junto do restante governo para desbloquear os processos das Câmara Municipais que solicitaram a adesão ao PAEL, para que estas possam continuar a ajudar as instituições e juntas de freguesia, de modo a continuarem a dar sustentabilidade e dinamismo económico a empresas e cidadãos.
O Ministro da Administração Interna, Dr. Miguel Macedo, agradeceu o convite para estar presente em Favaios e afirmou que esteve atento aos discursos e que promoverá esforços para satisfazer os pedidos realizados.
Afirmou ainda que na próxima época de incêndios o dispositivo de combate terá um aumento de meios aéreos e que haverá ainda um acréscimo no apoio às estruturas de Proteção Civil que salvaguardam a vida das comunidades.
Anunciou que até ao final do mês se irão verificar alterações importantes na formação dos bombeiros, que envolverão a Escola Nacional de Bombeiros e a utilização das unidades locais de formação, de modo a dotar os Bombeiros Voluntários de conhecimentos adequados para a prestação de serviços e socorro.
Terminou referindo que através do Fundo de Proteção Social do Bombeiro, os Soldados da paz e os seus descendentes terão direito a uma contribuição do valor pago para as propinas no Ensino Superior, bem como ao pagamento de taxas moderadoras dos bombeiros que recorram às unidades de Saúde.
Fonte:CM Alijó